5 Resoluções de Ano Novo para Cuidar Melhor do seu Dinheiro em 2019

Boa parte das pessoas costuma fazer ao menos uma resolução de ano novo, principalmente quando o assunto é finanças. Talvez poupar mais, cortar alguns gastos, aumentar a renda. Mas nem sempre é fácil colocar tudo em prática e chegar no final do ano seguinte com o caderninho de promessas zerado. Aproveite essas dicas do Gorila e rumo às conquistas de 2019!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Vai se aproximando o finalzinho do ano e junto com as comemorações é comum que se façam novas promessas para o próximo ciclo…perder aqueles quilinhos a mais, praticar mais exercícios, passar mais tempo com a família e amigos, fazer aquele check-up na saúde, se dedicar mais aos estudos, poupar mais dinheiro…são as tais das resoluções de ano novo, quem nunca, não é mesmo?

Principalmente em se tratando das finanças, são diversos os planos para economizar e realizar determinado objetivo, acertar na escolha de um fundo rentável ou simplesmente manter uma reserva de emergência. Sabia que segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 45% dos brasileiros entrevistados tem como meta guardar mais dinheiro no próximo ano? E sair do vermelho é o objetivo de 27% entre quem participou da mesma pesquisa.

O Gorila quer saber: como estão suas resoluções para o novo ano com relação à sua saúde financeira? Não sabe por onde começar? Se liga aqui neste artigo, que te damos umas dicas!

1# Montar um planejamento anual

Logo no primeiro mês do ano (se possível antes) ponha no papel seu planejamento de gastos do ano inteiro. Divida suas despesas fixas por mês, aluguel, luz, internet, escola dos filhos, seguro do carro, sem esquecer de separar uma reserva para eventuais gastos extraordinários como conserto do carro, despesas com remédios e lazer, como saídas ao cinema, jantares e comemorações. Essa tarefa é importante para controlar toda a entrada e saída de dinheiro e vai te ajudar a perceber também onde dá pra economizar.

2# Definir objetivos com prazos

Por conta própria ou em conjunto com sua família, se for o caso, procure definir os objetivos financeiros de longo, médio e curto prazo. Como? Estipule a prioridade de cada um. Por exemplo, metas que pretende atingir em até um ano, são as de curto prazo, e assim por diante. Dessa forma será mais simples definir uma estratégia para colocar tudo em prática. É interessante, também, que dentro do seu planejamento anual, na medida do possível, você reserve uma porcentagem das suas economias para investir – falaremos mais disso a seguir!

3# Eliminar as dívidas

Primeiro objetivo que deve entrar no seu planejamento anual são suas dívidas. Não tem como manter em dia a saúde financeira, se tem dívidas correndo por aí! Por isso, liste todas elas, empréstimos, cartões e qualquer outra que esteja pendente com o objetivo principal de liquidá-las. Coloque as de valor mais baixo no topo e as mais pesadas no final da lista. Foque em eliminar cada uma, se possível negociando os valores. Por mais que o processo possa demorar, celebre a quitação de cada uma delas como uma meta conquistada!

4# Complementar a renda

Tá sobrando mês no fim do seu dinheiro? Uma saída é procurar meios de complementar sua renda. Reduzir as dívidas já será um grande alívio, realizar atividades remuneradas como freelancer também pode oferecer um troco a mais, enquanto isso, pode dedicar-se à ser promovido em seu emprego atual e com isso aumentar seus proventos.

5# Investir e controlar o patrimônio

Trabalhar, trabalhar e trabalhar para poupar e acumular não basta para atingir a verdadeira tranquilidade financeira. É essencial que seu dinheiro também trabalhe por você e isso pode ser conquistado através de bons investimentos. Pense a longo prazo na construção de seu patrimônio e não somente em conseguir pagar as contas atuais.

Como fazer isso? A partir do seu perfil de investidor e de mais conhecimento no tema (confira nosso #Top 10 canais sobre investimentos) verá que é mais fácil do que parece!

Sem dúvidas, essa é a melhor forma de garantir mais segurança no futuro e mais tempo para desfrutar das coisas que mais gosta =)

Ah! Vale lembrar que acompanhar a performance da sua carteira é importantíssimo para ter todo o controle da suas aplicações e assim tomar as melhores decisões sobre o seu rico dinheirinho.

É aí que você pode contar com a parceria do Gorila, uma plataforma que consolida todos os seus investimentos em um único lugar, te mostrando rentabilidade, cotações e preços de forma bem fácil e objetiva. Confira e conta pra gente quais são suas resoluções pro próximo ano!

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais