Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa

Horário B3: A partir do dia 15 de março, a Bolsa volta a operar das 10h às 17h. Veja o que é pré-abertura, call de fechamento e after-market.
Horário B3
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Atualizado em 21/05/2021

A partir do dia 15 de março, a Bolsa volta a operar das 10h às 17h, por conta do início do horário de verão nos Estados Unidos, no dia 14. Desde 3 de novembro, as negociações haviam se estendido uma hora. Essa adaptação foi necessária para que não houvesse lacuna entre o fechamento daqui e o de Nova York, uma vez que o Brasil deixou de adotar o horário de verão.

Além disso, volta a ter sessão de after-market para o mercado de ações. Dessa forma, é importante que o investidor fique atento a essas mudanças para planejar suas movimentações no momento certo. Neste artigo vamos apontar o horário B3 de funcionamento para cada segmento, e explicar o que é pré-abertura, leilão de fechamento e after-market.

Aproveite para acompanhar as notícias do mercado financeiro pelo nosso canal do Telegram. 

B3: Brasil, Bolsa, Balcão

A nossa Bolsa de Valores funciona apenas nos dias úteis, mas os horários podem variar ao longo do ano, devido a eventos como horário de verão ou feriados prolongados. No site da B3 você tem acesso a todo calendário e os avisos extraordinários.

Mas você sabia que cada produto financeiro tem seu horário próprio de negociação? A seguir vamos ver com detalhes essas especificidades.

Mercado de ações

As negociações com ações normalmente começam às 10h e terminam às 17h, mas existem certas diferenças para cada segmento desse mercado, como o mercado à vista, ETFs, opções de índices de ações. Confira na tabela a seguir: 

Se você opera opções de ações, fique atento pois os horários de exercício são outros. A partir de 21/05/2021 o exercício ocorrerá após o pregão regular, com 30 minutos de after market.

Tabela da B3 indicando os horário de negociação do mercado de opções
Tabela da B3 indicando os horário de negociação do mercado de opções

Veja também

O que são opções e como investir neste mercado?

Estratégias com opções: Travas & Borboletas

Pré-abertura

A pré-abertura são os 15 minutos antecedentes ao início do pregão. Neste momento, a B3 apenas registra ofertas de compra e venda, mas só realiza o negócio na abertura oficial da Bolsa (mesmo quando a oferta de compra coincide com o preço da oferta de venda).

O leilão de pré-abertura dá base para a formação do preço das ações, principalmente as de maior liquidez, é é um bom indicativo para avaliar a tendência do papel no dia. 

O objetivo é garantir transparência na formação do preço de abertura, e por isso, não se pode cancelar uma oferta lançada no leilão de pré-abertura.

Call de fechamento

Também chamado de leilão de fechamento, são os últimos cinco minutos do pregão (assim, geralmente das 16h55 às 17h00).

Neste momento os investidores também enviam ofertas de compra e venda, estabelecendo um preço justo de fechamento. Entretanto, apenas ações que fazem parte de algum índice da B3 podem participar. 

Para que serve o leilão?

O leilão tem o intuito de proteger contra oscilações excessivas de preço ou manipulações de mercado, e permite a negociação equilibrada e transparente dos ativos nos momentos decisivos do dia.

Vale ressaltar que os leilões de abertura e fechamento fazem parte do cronograma padrão da bolsa e são diferentes dos leilões acionados em caso de fortes variações dos preços.

Cancelamento de ofertas

Antes da pré-abertura e do after-market a bolsa habilita o cancelamento de ofertas que restaram da sessão anterior.

After-Market

Como o pregão padrão coincide com o horário comercial, muitas pessoas não tinham tempo hábil para realizar suas operações. Com isso em mente, a Bolsa habilitou o after-market, permitindo que mais investidores pudessem realizar seus negócios.

O after-market funciona como uma prorrogação do mercado. Ele começa 25 minutos após o fechamento da bolsa (17h25) e tem duração de 35 minutos. Assim, finaliza às 18h00, 1h após o horário normal de encerramento. 

Este período extra é especialmente benéfico para os pequenos e médios investidores que não trabalham no mercado financeiro e não conseguem dar a devida atenção à sua carteira durante o horário comercial. 

Mas fique atento pois existem algumas restrições para operar nesse período: 

  • Os preços não podem sofrer volatilidade superior a 2% em relação ao fechamento do pregão normal.
  • Volume de negociação limitado à R$ 900 mil por CPF.

Vale ressaltar que antigamente só podiam ser negociadas no after-market ações à vista, que compunham o índice Ibovespa ou IBrX 100 e que tinham sido operadas no horário regular daquela sessão. Entretanto a partir do dia 17/05/2021, a B3 ampliou os instrumentos autorizados, conforme abaixo:

  • Todos os ativos do mercado à vista
  • ETFs
  • BDRs
  • Fundos de investimentos
  • Termo
  • Bovespa Mais
  • Mercado de balcão organizado

E os outros mercados?

Na Bolsa também são negociados muitos outros ativos além das ações à vista, e cada produto possui seu próprio cronograma de operação. 

Por exemplo, os futuros de dólar não tem after-market pois sua negociação normal já é das 9h às 18h00, mas cada futuro de commodity tem uma janela específica de operação.

Pelo site da B3 você tem acesso a todas as regras detalhadas, além de atualização do calendário.

Invista e Acompanhe 

Agora que já sabe os horários padrão de negociação, você consegue planejar melhor as transações que irá realizar ao longo do dia. 

Esse artigo também é útil para o investidor que deseja operar na B3 e não está no Brasil, pois ele também pode investir na nossa bolsa, desde que atue dentro do horário de funcionamento local. 

Além disso, acompanhar de perto seus investimentos é o principal fator para entender se a performance está como esperada ou é preciso fazer a realocação da carteira. O Gorila te ajuda nessa tarefa trazendo praticidade e pelo nosso app você acompanha a cotação em tempo real dos seus papéis favoritos, como ações da Petrobras, Magazine Luiza, Petz, entre outras.

Cadastre as ações favoritas e acompanhe a cotação em tempo real pelo app do Gorila

Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado financeiro: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.

É o principal

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais