O que é o Índice Ibovespa e como é calculado?

Composto pelas ações mais negociadas da bolsa de valores, o Índice Ibovespa é o principal indicador de renda variável no Brasil.
índice Ibovespa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

E ontem o Ibovespa fechou o dia em alta ou baixa? Não é difícil encontrar nos noticiários como foi o desempenho do Índice Ibovespa e como isso impactou as ações dos investidores. O Gorila explica neste artigo como é calculado esse que é o principal indicador do mercado brasileiro de ações.

Ao entender como funciona o Índice Ibovespa você descobre as expectativas dos investidores e pondera se é a hora ou não de investir mais em renda variável. 

O que é o Índice Ibovespa

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3. De forma resumida, podemos dizer que ele funciona como uma carteira teórica de ações. 

Mas como assim teórica? Teórica porque a Bolsa de Valores tem mais de 300 empresas listadas, porém o índice é composto atualmente por 77 papéis, como por exemplo Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4), Petrobras (PETR4) e a própria B3 (B3SA3).

Dessa forma, o índice é projetado de forma a resumir em um só número o desempenho geral das principais ações que representem 80% do volume negociado na Bolsa. Isso facilita o acompanhamento e a divulgação da rentabilidade média dessas ações.

Saiba mais

Como investir na Bolsa de Valores

Quais ações compõem o Ibovespa?

Como adiantamos, o Índice Ibovespa não engloba todas as ações que são negociadas na B3. Você deve estar se perguntando qual o critério para fazer parte, não é mesmo? O ponto principal para uma ação entrar na carteira do índice está relacionado à sua representatividade no mercado. 

Assim, entram na lista as ações que tiveram presença em pelo menos 95% dos pregões do último ano, e com volume financeiro relevante (ao menos 0,1% do volume negociado no período). Ficam de fora as empresas em recuperação judicial e as chamadas penny stocks, ações com cotação média menor a R$ 1.

Vale lembrar que o Ibovespa não é fixo e pode ser rebalanceado a cada quatro meses para refletir melhor o volume de 80% das principais ações negociadas na Bolsa. Os períodos são de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro.

Além disso, quem investe na bolsa sabe que é possível negociar no lote padrão, composto por 100 ações, ou mesmo aplicar no mercado fracionário, isto é, apenas uma ação se preferir.

Prévia do Ibovespa

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

A terceira prévia do Índice Bovespa vai vigorar de 08 de setembro de 2020 a 30 de dezembro 2020, com base no fechamento do pregão de 2 de setembro de 2020. A carteira do Ibovespa registra a entrada de Eztec ON (EZTC3) e PetroRio ON (PRIO3), totalizando 77 ativos de 74 empresas.

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (10,538%), Itauunibanco PN (6,170%), Petrobras PN (5,559%), B3 ON (5,445%) e Bradesco PN (4,805%).

Veja todos os papéis que compõem o índice

Como é calculado o Índice Ibovespa

O cálculo do índice é feito a partir do peso que a ação tem na carteira teórica e o valor de sua cotação no dia. Assim, é preciso multiplicar o peso da ação pela cotação e essa soma corresponde ao número de pontos do Ibovespa. 

Durante o pregão, o Ibovespa oscila o tempo todo porque ele mostra a relação entre a oferta e demanda dos papéis. 

Quando você observa que o Ibovespa subiu, isso quer dizer que as empresas do índice, em média, se valorizaram e que os investidores em geral estão mais otimistas. 

Já quando o índice cai, significa que o mercado está mais cauteloso por conta de algum fato noticiado, como pandemia, mudança na equipe que compõe o governo ou acordos comerciais no exterior.

Acompanhe nosso Telegram para ficar por dentro dos acontecimentos que movimentam a economia. 

Rentabilidade

Índice Bovespa e IBOV são sinônimos desse que é considerado o principal benchmark financeiro da renda variável. Dessa forma, você pode comparar o desempenho da sua carteira para saber se a performance superou ou não o Ibovespa.

No geral, para que seus investimentos estejam indo bem, o valor deve estar maior ou igual ao índice. Isso indica que seus ativos estão valorizando. 

No Gorila você consegue ver claramente esse desempenho e comparar a rentabilidade dos seus ativos, como ações e units, com o Ibovespa. 

Gráfico extraído da plataforma do Gorila mostrando a comparação da performance da carteira de renda variável com o Ibovespa ao longo do último ano 

Além disso, na palma da mão, através do nosso app, você acompanha em tempo real a cotação dos seus papéis preferidos. É só criar a sua lista para não perder nenhum momento importante do mercado.

Curtiu saber como o Índice Ibovespa reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e ao cenário interno e externo?

Acompanhe nossas mídias para ficar sempre por dentro das novidades da plataforma e do mercado: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais