A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos
A intersecção entre tecnologia e os escritórios de investimentos está em uma fase inicial. Ainda vivemos a infância desse processo, tamanha a possibilidade de impulsionamento do setor pela inovação.
E sabe por que eu acredito em uma revolução pela tecnologia nos escritórios de investimentos? Porque existem ferramentas sob medida para sanar dores comumente relatadas pelos profissionais da área.
Hoje vou destacar uma delas: a demanda por informação confiável e de qualidade – e as soluções tecnológicas para resolver esse desafio.
Storytelling com base em dados
Na minha opinião, o storytelling de um profissional é parte fundamental do seu sucesso ou fracasso, consequentemente, da sua contribuição para o crescimento do escritório de investimento em que atua. Quanto melhor informado, afiado sobre o mercado, mais confiança esse profissional transmite para o cliente.
Vivemos tempos em que a informação está aí, para todos, a um clique no Google. Contudo, essa oferta abundante pode levar as pessoas que buscam aprofundamento sobre investimentos por conta própria a tomarem decisões equivocadas.
É como o indivíduo que decide se tratar sozinho de alguma doença porque viu um tutorial no Google – ele acaba achando que sabe mais do que o médico, que estudou anos e anos para poder cuidar da saúde das pessoas. Pode ser perigoso.
Confira:
5 dicas para escolher um bom profissional de investimentos
É ótimo que haja disponibilidade de informações sobre tudo, é uma das dádivas da web. Mas é melhor ainda poder usá-las de forma inteligente e eficiente. Nesse sentido, a curadoria é fundamental: os escritórios de investimentos têm a obrigação de levar aos clientes uma história pautada em dados, que contemple o cenário econômico e os movimentos do mercado, e que esteja consolidada com as melhores recomendações.
No fim do dia, o mercado de investimentos se faz, também, de histórias. A informação é necessária para educar o cliente e consequentemente vender e reter mais.
Os terminais de notícias, como o GorilaFLOW, são as ferramentas mais eficazes para criar esse storytelling. E os escritórios de investimentos que oferecem esse diferencial aos seus profissionais, invariavelmente ajudam a formar e alavancar os melhores, que, por sua vez, conseguem aumentar seu desempenho. Isso faz toda a diferença em um mercado competitivo como o de investimentos.
Duas letras mágicas: BI
Não preciso dizer o quanto BI (Business Intelligence) é importante para aproveitar as oportunidades e maximizar lucros. A partir da identificação de riscos, passando pelo planejamento até chegar à análise de tendências do mercado, mostra-se indispensável também nos escritórios de investimentos.
Investir em ferramentas de BI permite aos gestores saber o que está dando certo no negócio. No nosso mercado, a inteligência que os dados fornecem diferencia o escritório de sucesso daquele que não consegue vencer a arrebentação.
E olha que o investimento em si é apenas uma das dimensões. Câmbio, seguros, previdência, M&A, entre outros serviços e processos… tudo isso tem peso no desenvolvimento de um escritório de investimentos e pode ser melhor gerenciado com BI.
Resumindo: precisa dar estrutura para o profissional trabalhar e entregar ao cliente a melhor experiência possível.
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Prover estabilidade, combinar processos, oferecer ferramentas tecnológicas e aprimorar a governança são ações que, gradativamente, tornam um escritório grande – em tamanho, na excelência do serviço e na distribuição de investimentos.
Quer ver o ROA (Retorno sobre Ativos) no patamar sonhado? Não menospreze as tecnologias que vão te ajudar a chegar lá. Se por um lado ficou claro nos últimos anos que a tecnologia não traz autonomia às plataformas de investimentos – reforçando a importância do profissional -, por outro, não há dúvidas da necessidade de proporcionar aos clientes experiências que alavanquem o relacionamento com eles.
Dados bons são aqueles que melhoram a experiência do cliente
Como alguém que já tem um tempinho nessa indústria, tenho segurança em afirmar que o timing para decisões importantes faz muita diferença. O mundo do venture capital e da tecnologia ensina que é preciso paciência e dedicação.
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Com a evolução da regulação e o Open Finance, os escritórios de investimentos têm nos próximos anos uma oportunidade enorme. Alguns anos atrás, vimos escritórios que geriam pouco mais de um bilhão de reais se transformarem rapidamente e atingirem muitos bilhões. Quer um conselho? Esteja pronto para uma nova onda, porque ela vai chegar.
Mas, preciso ponderar: dado cru não traz resultado, assim como o petróleo bruto não faz nenhum carro andar – precisa transformar o petróleo em gasolina. Por isso, no Gorila nos servimos dos dados para entregar uma experiência que possa ajudar os escritórios de investimentos a melhorar o relacionamento com o cliente.
Capital é inegavelmente necessário para um negócio crescer. Mas é preciso mais – tecnologia, governança e talento humano são os ingredientes que trarão sucesso no longo prazo. Com boa infraestrutura tecnológica, organização e um time inspirado, a jornada fica mais fácil.
Uma mãozinha do Gorila: afie seu pitch com o GorilaFLOW
O GorilaFLOW é o nosso terminal de notícias, com trending topics, indicadores financeiros, cotações em tempo real e muito mais. Essa ferramenta fornece ao profissional o que ele precisa para criar um storytelling matador e afiar o pitch comercial.
Repito: no mercado de investimentos há muita informação. Quem for assertivo na curadoria de dados e notícias terá condições de criar um bom storytelling. E o GorilaFLOW foi desenvolvido justamente para isso – afinal, sabemos que hoje as breaking news podem vir de um veículo de comunicação, mas também do Twitter, ou de um blog…
Com o GorilaFLOW, o profissional cria correlação com o mercado para suas recomendações e amplia o nível de confiança do cliente. Do ponto de vista dos escritórios de investimentos, contribui para fazer isso em escala e impulsionar o crescimento.
GorilaFLOW: melhor experiência para o cliente
Gosto de dar um exemplo prático que mostra a versatilidade dessa ferramenta:
Um multi-family office que atende três famílias precisa de um time muito preparado, que saiba no detalhe as necessidades dos clientes, mas não precisa necessariamente de escala no atendimento; já um escritório com 200 famílias preza pela eficiência nos custos, porque maior volume de clientes geralmente implica em atender os menores, e nesse caso a escala é essencial.
Há uma dor comum nestes casos: de novo ela, a experiência. A questão é, como manter uma experiência única, mesmo em escala? Uma ferramenta como o GorilaFLOW ajuda a manter os profissionais bem informados a um custo baixo, seja em uma estrutura com poucos colaboradores, seja com centenas, ajudando-os a alavancar o relacionamento, independente do tamanho do cliente.
*Artigo escrito por Guilherme Assis, CEO do Gorila
Assista:
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